-Tema: Vida e ambiente
As relações do corpo com o ambiente,Os órgãos dos sentidos;
- Situação de Aprendizagem : Percepção dos Sentido;
-Série: 9° ano;
-Grupo: Eva Vilma Ribeiro, Marcia Barretti Elias,Marcia Cristina da Silva,Silvia Simoni Gil,Thais Alves do Amaral, Thelma Vieira Andrade de Campos.
- Verificação dos conhecimentos prévios através de perguntas como por exemplo:
-Quais são os sentidos?
-Quais são os órgãos responsáveis pela percepção dos sentidos?
Será lançada a pergunta:
- Qual a função dos sentidos para a sobrevivência da espécie humana ?
- Fazer associações de situações do cotidiano com o
texto e as imagens apresentadas a seguir:
- Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles:olfato,tato,paladar, audição,visão;
- São estes sentidos que propiciam o nosso relacionamento
com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o
que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos;
- Para que os estímulos sejam percebidos há a presença de
receptores especializados nas percepções.
- É capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.
- É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
- Este sentido permite ao ser humano sentir o gosto dos alimentos e bebidas. Na superfície da línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.
- É a capacidade de ouvir os sons provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.
- É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
Pesquisas relacionadas a perda da capacidade funcional dos
órgãos dos sentidos:
- Consultas a sites, livros didáticos;
- Entrevistas a pessoas portadoras de deficiências auditivas,visuais,olfativas.
Experimento: Trilha dos Sentidos
-Materiais:
-Lona preta ou TnT;
-Objetos que emitem sons;
-Copos descartáveis contendo alimentos para degustação;
-Folhas secas;
-Areia;
-Algodão;
-Gelo;
-Pedra;
-Pó de café;
-Venda para os olhos;
-Desodorante;
-Chocolate,café sem açúcar,sal,limão.
Metodologia:
-O professor juntamente com a equipe pedagógica e voluntários(grêmio) de outras salas auxiliarão na montagem do experimento;
-Primeiro será feito um corredor com carteiras para delimitar o espaço que os alunos irão percorrer,onde serão dispostos os diferentes materiais a serem percebidos e finalizando o percurso com a degustação;
-Os alunos serão divididos em dois grupos, um grupo será vendado e o outro grupo ficará sem venda;
- A participação no percurso será individual sendo guiado por um voluntário,onde o aluno deverá percorrer descalço para a percepção do tato,tendo também contato com sons e cheiros diferentes ao longo do percurso.
- No final do percurso o aluno receberá um questionário sobre as possíveis sensações percebidas,sendo entregue ao professor para a construção de uma tabela;
-Discussão coletiva das diferentes percepções entre os grupos de alunos vendados e não vendados.
- Após o experimento e discussão espera-se que os alunos relacionem essa vivência de percepção com o seu cotidiano;
- Que o aluno consiga relacionar a importância dos sentidos para a nossa sobrevivência.
-Participação do aluno;
-Construção da tabela;
-Socialização;
-Relatórios de vivencia;
-Devolutiva aos alunos e comentários gerais.
-Realização de outros experimentos focando em cada experimento um dos sentidos.
Excelente! Parabéns!
ResponderExcluir