Pelas minhas lembranças aprendi a ler e escrever na pré-escola (jardim da infância),onde na época minha professora querida que ate hoje a chamo carinhosamente de tia Lurdinha, foi quem me alfabetizou, quando entrei na primeira série eu já sabia ler e escrever (com letra de forma),me lembro de ter feito a cartilha e umas das coisas que mais me marcaram foi fazer em um caderno de desenho o alfabeto, sendo em cada folha uma letra e uma figura que representasse a letra em questão, era muito gostoso procurar as figuras em revistas e jornais com a ajuda dos meus pais, me lembro também que a professora dona Nenê cobrava muito a leitura de textos que ela colocava na lousa, tínhamos de ler para toda a sala. Considero também extremamente importante o apoio dos meus pais que sempre foram (e são) presentes em minha vida, contribuindo para meu desempenho escolar verificando os meus deveres escolares e também desde sempre lendo muitas historinhas como os Três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho entre outras onde me fizeram tomar gosto pela leitura. Falando um pouquinho mais sobre minhas experiências, posso escrever que na minha adolescência li vários livros da coleção vaga-lume, sugeridos pelos professores na escola quando estava no ensino fundamental, além da leitura os professores pediam também trabalhos na maioria das vezes um resumo sobre o livro, já no ensino médio o foco da leitura foi outro, sendo também indicados pelos professores os clássicos da literatura seguidos também de trabalhos e algumas vezes os professores também nos lavavam ao teatro para melhor entendermos as obras literárias, particularmente gostava muito dessas oportunidades. Hoje também gosto de ler, e tenho lido muito para meu filho, entendo que a leitura estimula muito o aprendizado e na escola sugiro aos alunos alguns livros que já li e gostei muito, minha sugestão para os 8ºanos foi o livro Depois Daquela Viagem, que relata a historia de uma adolescente que adquiriu AIDS e aprendeu a viver com o preconceito e venceu varias batalhas e o mais importante foca sobre a prevenção.
Meu Perfil. Sou Professora da rede estadual há onze anos, leciono ciências no Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Efetivei-me este ano na EE Profª Laurinda Vieira Pinto. Durante a minha infância e adolescência toda, estudei em escola pública e cursei faculdade no Centro Universidade Nossa Senhora do Patrocínio, em Itú, SP. Moro em Ibiúna, sou casada e tenho filho de quatro anos. Estou sempre aprimorando meus conhecimentos, através de cursos oferecidos pela rede. Através desses cursos busco aplicabilidade para melhoria na prática em sala de aula.
- Situação de Aprendizagem : Percepção dos Sentidos;
-Série: 9° ano;
-Grupo: Eva Vilma Ribeiro, Marcia Barretti Elias,Marcia
Cristina da Silva,Silvia Simoni Gil,Thais Alves do
Amaral, Thelma Vieira Andrade de Campos.
Verificação dos conhecimentos prévios através de
perguntas como por exemplo:
-Quais são os sentidos?
-Quais são os órgãos responsáveis pela percepção
dos sentidos?
Será lançada a pergunta:
- Qual a função dos sentidos para a sobrevivência da
espécie humana ?
- Fazer associações de situações do cotidiano com o
texto e as imagens apresentadas a seguir.
- Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais,
são eles:olfato,tato,paladar, audição,visão;
- São estes sentidos que propiciam o nosso relacionamento
com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o
que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e
integrar com o ambiente em que vivemos;
- Para que os estímulos sejam percebidos há a presença de
receptores especializados nas percepções.
- É capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a
capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao
cérebro que efetua a interpretação.
- É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do
contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais.
Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo
com a necessidade ou vontade.
- Este sentido permite ao ser humano sentir o gosto dos alimentos e bebidas. Na
superfície da línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam
o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de
neurônios.
- É a capacidade de ouvir os sons provenientes do mundo exterior. O ouvido
capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação
daquele som.
- É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia
para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
Pesquisas relacionadas a perda da capacidade funcional dos
órgãos dos sentidos:
- Consultas a sites, livros didáticos;
- Entrevistas a pessoas portadoras de deficiências auditivas,
visuais,olfativas.
Experimento: Trilha dos Sentidos
-Materiais:
-Lona preta ou TnT; -Objetos que emitem sons; -Copos descartáveis contendo alimentos para degustação; -Folhas secas; -Areia; -Algodão; -Gelo; -Pedra; - Pó de café; -Venda para os olhos; -Desodorante; -Chocolate,café sem açúcar,sal,limão.
Metodologia:
-O professor juntamente com a equipe pedagógica e voluntários(grêmio) de outras
salas auxiliarão na montagem do experimento;
-Primeiro será feito um corredor com carteiras para delimitar o espaço que os alunos
irão percorrer,onde serão dispostos os diferentes materiais a serem percebidos e
finalizando o percurso com a degustação;
-Os alunos serão divididos em dois grupos, um grupo será vendado e o outro grupo
ficará sem venda;
- A participação no percurso será individual sendo guiado por um voluntário,onde o
aluno deverá percorrer descalço para a percepção do tato,tendo também contato com
sons e cheiros diferentes ao longo do percurso.
- No final do percurso o aluno receberá um questionário sobre as
possíveis sensações percebidas,sendo entregue ao professor
para a construção de uma tabela;
-Discussão coletiva das diferentes percepções entre os grupos de
alunos vendados e não vendados.
- Após o experimento e discussão espera-se que os
alunos relacionem essa vivência de percepção com o
seu cotidiano;
- Que o aluno consiga relacionar a importância dos
Ficou bacana! Parabéns!
ResponderExcluirAgora só falta recheá-lo!
Cida Barros
Ola Thais adorei a sua ideia!Realmente o mundo é magico quando estudamos ciências...
ResponderExcluirThais como faço pra publicar no blog meu perfil e minhas experiências???
ResponderExcluirÉ nesse espaço mesmo????
Me oriente por favor????
Minhas experiências com leitura e escrita.
ResponderExcluirPelas minhas lembranças aprendi a ler e escrever na pré-escola (jardim da infância),onde na época minha professora querida que ate hoje a chamo carinhosamente de tia Lurdinha, foi quem me alfabetizou, quando entrei na primeira série eu já sabia ler e escrever (com letra de forma),me lembro de ter feito a cartilha e umas das coisas que mais me marcaram foi fazer em um caderno de desenho o alfabeto, sendo em cada folha uma letra e uma figura que representasse a letra em questão, era muito gostoso procurar as figuras em revistas e jornais com a ajuda dos meus pais, me lembro também que a professora dona Nenê cobrava muito a leitura de textos que ela colocava na lousa, tínhamos de ler para toda a sala.
Considero também extremamente importante o apoio dos meus pais que sempre foram (e são) presentes em minha vida, contribuindo para meu desempenho escolar verificando os meus deveres escolares e também desde sempre lendo muitas historinhas como os Três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho entre outras onde me fizeram tomar gosto pela leitura.
Falando um pouquinho mais sobre minhas experiências, posso escrever que na minha adolescência li vários livros da coleção vaga-lume, sugeridos pelos professores na escola quando estava no ensino fundamental, além da leitura os professores pediam também trabalhos na maioria das vezes um resumo sobre o livro, já no ensino médio o foco da leitura foi outro, sendo também indicados pelos professores os clássicos da literatura seguidos também de trabalhos e algumas vezes os professores também nos lavavam ao teatro para melhor entendermos as obras literárias, particularmente gostava muito dessas oportunidades. Hoje também gosto de ler, e tenho lido muito para meu filho, entendo que a leitura estimula muito o aprendizado e na escola sugiro aos alunos alguns livros que já li e gostei muito, minha sugestão para os 8ºanos foi o livro Depois Daquela Viagem, que relata a historia de uma adolescente que adquiriu AIDS e aprendeu a viver com o preconceito e venceu varias batalhas e o mais importante foca sobre a prevenção.
Meu Perfil.
ResponderExcluirSou Professora da rede estadual há onze anos, leciono ciências no Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Efetivei-me este ano na EE Profª Laurinda Vieira Pinto.
Durante a minha infância e adolescência toda, estudei em escola pública e cursei faculdade no Centro Universidade Nossa Senhora do Patrocínio, em Itú, SP.
Moro em Ibiúna, sou casada e tenho filho de quatro anos.
Estou sempre aprimorando meus conhecimentos, através de cursos oferecidos pela rede. Através desses cursos busco aplicabilidade para melhoria na prática em sala de aula.
-Tema: Vida e ambiente; As relações do corpo
ResponderExcluircom o ambiente;Os órgãos dos sentidos
- Situação de Aprendizagem : Percepção dos Sentidos;
-Série: 9° ano;
-Grupo: Eva Vilma Ribeiro, Marcia Barretti Elias,Marcia
Cristina da Silva,Silvia Simoni Gil,Thais Alves do
Amaral, Thelma Vieira Andrade de Campos.
Verificação dos conhecimentos prévios através de
perguntas como por exemplo:
-Quais são os sentidos?
-Quais são os órgãos responsáveis pela percepção
dos sentidos?
Será lançada a pergunta:
- Qual a função dos sentidos para a sobrevivência da
espécie humana ?
- Fazer associações de situações do cotidiano com o
texto e as imagens apresentadas a seguir.
- Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais,
são eles:olfato,tato,paladar, audição,visão;
- São estes sentidos que propiciam o nosso relacionamento
com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o
que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e
integrar com o ambiente em que vivemos;
- Para que os estímulos sejam percebidos há a presença de
receptores especializados nas percepções.
- É capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a
capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao
cérebro que efetua a interpretação.
- É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do
contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais.
Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo
com a necessidade ou vontade.
- Este sentido permite ao ser humano sentir o gosto dos alimentos e bebidas. Na
superfície da línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam
o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de
neurônios.
- É a capacidade de ouvir os sons provenientes do mundo exterior. O ouvido
capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação
daquele som.
- É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia
para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.
Pesquisas relacionadas a perda da capacidade funcional dos
órgãos dos sentidos:
- Consultas a sites, livros didáticos;
- Entrevistas a pessoas portadoras de deficiências auditivas,
visuais,olfativas.
Experimento: Trilha dos Sentidos
-Materiais:
-Lona preta ou TnT; -Objetos que emitem sons; -Copos descartáveis contendo alimentos para degustação; -Folhas secas; -Areia; -Algodão; -Gelo; -Pedra; - Pó de café; -Venda para os olhos; -Desodorante; -Chocolate,café sem açúcar,sal,limão.
Metodologia:
-O professor juntamente com a equipe pedagógica e voluntários(grêmio) de outras
salas auxiliarão na montagem do experimento;
-Primeiro será feito um corredor com carteiras para delimitar o espaço que os alunos
irão percorrer,onde serão dispostos os diferentes materiais a serem percebidos e
finalizando o percurso com a degustação;
-Os alunos serão divididos em dois grupos, um grupo será vendado e o outro grupo
ficará sem venda;
- A participação no percurso será individual sendo guiado por um voluntário,onde o
aluno deverá percorrer descalço para a percepção do tato,tendo também contato com
sons e cheiros diferentes ao longo do percurso.
- No final do percurso o aluno receberá um questionário sobre as
possíveis sensações percebidas,sendo entregue ao professor
para a construção de uma tabela;
-Discussão coletiva das diferentes percepções entre os grupos de
alunos vendados e não vendados.
- Após o experimento e discussão espera-se que os
alunos relacionem essa vivência de percepção com o
seu cotidiano;
- Que o aluno consiga relacionar a importância dos
sentidos para a nossa sobrevivência.
-Participação do aluno;
-Construção da tabela;
-Socialização;
-Relatórios de vivencia;
-Devolutiva aos alunos e comentários gerais.
-Realização de outros experimentos focando em
cada experimento um dos sentidos.
Não consegui colocar as imagens, mas a situação de aprendizagem está completa, de acordo com a instrução que recebemos no encontro presencial.
ResponderExcluir