sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem: Percepção dos Sentidos






-Tema: Vida e ambiente

 As relações do corpo com o ambiente,Os órgãos dos sentidos;


- Situação de Aprendizagem : Percepção dos Sentido;

-Série: 9° ano; 

-Grupo: Eva Vilma Ribeiro, Marcia Barretti Elias,Marcia Cristina da Silva,Silvia Simoni Gil,Thais Alves do Amaral, Thelma Vieira Andrade de Campos.



- Verificação dos conhecimentos prévios através de perguntas como por exemplo: 


-Quais são os sentidos?

-Quais são os órgãos responsáveis pela percepção dos sentidos? 

Será lançada a pergunta: 

- Qual a função dos sentidos para a sobrevivência da espécie humana ? 


- Fazer associações de situações do cotidiano com o 
texto e as imagens apresentadas a seguir:


- Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles:olfato,tato,paladar, audição,visão;


- São estes sentidos que propiciam o nosso relacionamento 
com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o 
que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos;


- Para que os estímulos sejam percebidos há a presença de 
receptores especializados nas percepções. 


- É capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.



- É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.



- Este sentido permite ao ser humano sentir o gosto dos alimentos e bebidas. Na superfície da línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam  o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de  neurônios.



- É a capacidade de ouvir os sons provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.



- É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.





Pesquisas relacionadas a perda da capacidade funcional dos 
órgãos dos sentidos:

- Consultas a sites, livros didáticos;

- Entrevistas a pessoas portadoras de deficiências auditivas,visuais,olfativas. 

Experimento: Trilha dos Sentidos

-Materiais:

-Lona preta ou TnT;
-Objetos que emitem sons; 
-Copos descartáveis contendo alimentos para degustação; 
-Folhas secas;
-Areia; 
-Algodão; 
-Gelo; 
-Pedra; 
-Pó de café; 
-Venda para os olhos; 
-Desodorante; 
-Chocolate,café sem açúcar,sal,limão.

Metodologia:

-O professor juntamente com a equipe pedagógica e voluntários(grêmio) de outras salas auxiliarão na montagem do experimento;

-Primeiro será feito um corredor com carteiras para delimitar o espaço que os alunos irão percorrer,onde serão dispostos os diferentes materiais a serem percebidos e finalizando o percurso com a degustação;

-Os alunos serão divididos em dois grupos, um grupo será vendado e o outro grupo ficará sem venda;

- A participação no percurso será individual sendo guiado por um voluntário,onde o aluno deverá percorrer descalço para a percepção do tato,tendo também contato com sons e cheiros diferentes ao longo do percurso.

- No final do percurso o aluno receberá um questionário sobre as possíveis sensações percebidas,sendo entregue ao professor para a construção de uma tabela;




-Discussão coletiva das diferentes percepções entre os grupos de alunos vendados e não vendados.

- Após o experimento e discussão espera-se que os alunos relacionem essa vivência de percepção com o seu cotidiano;

- Que o aluno consiga relacionar a importância dos sentidos para a nossa sobrevivência.

-Participação do aluno;

-Construção da tabela;

-Socialização;

-Relatórios de vivencia;

-Devolutiva aos alunos e comentários gerais.

-Realização de outros experimentos focando em cada experimento um dos sentidos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Biologia











Objetivos do Blog




Este blog tem por objetivo compartilhar e divulgar as atividades realizadas durante o curso Melhor Gestão Melhor Ensino proposto pela Secretaria da Educação do  Estado de São Paulo.

Este curso tem por finalidade auxiliar na gestão cotidiana da sala de aula, auxiliando sobretudo os professores de Ciências da Natureza da Diretoria de Ensino de São Roque. O curso é voltado para os professores que ministram aulas nos 9° anos do Ensino Fundamental, sendo esta fase importante pois se trata do final do ciclo II, as dificuldades adquiridas pelos alunos durante o Ensino Fundamental devem ser sanadas de maneira adequada para que o aluno tenha condições de frequentar o Ensino Médio com qualidade.


Este blog busca colaborar como ferramenta de divulgação científica e pedagógica para a constituição de um ensino de maior qualidade para o aluno da rede publica enfatizando o desenvolvimento de competências e habilidades, tornando o aluno protagonista do seu aprendizado e fomentador na divulgação  científica.








quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Primeiros passos em direção a uma jornada sem fim. Por Willian Teófilo Viana





Minha experiência com a leitura e escrita vem de longa data, como acredito também ocorreu com diversas pessoas aqui presentes.

Lembro-me que desde o momento em que fui alfabetizado me encantei por esse maravilhoso mundo mágico das palavras, as quais permitem-me viajar a lugares longínquos e terras mágicas onde o impossível é algo cotidiano.

Nessa perspectiva iniciei minha jornada sem fim rumo ao mundo da leitura, comecei lendo pequenos gibis da turma da mônica, aos quais até hoje tenho um carinho todo especial. Depois passei a me aprimorar por volta dos 9 anos de idade, lia muitos mangás, que até hoje são minha secreta paixão. 


A seguir passei para o mundo da literatura e conheci o meu primeiro e verdadeiro amor literário, o livro " O Pequeno Príncipe” , que até hoje quando releio percebo novos fatos que levam a reflexão de diversas posturas minhas ao longo da vida. Em seguida no mundo escolar comecei lendo livro diversos principalmente da Ligia Bonjuga Nunes vale ressaltar " A bolsa amarela ". No ensino médio apaixonei-me novamente agora pela literatura clássica, livros como "Dom Casmurro", "Primo Basílio", Lucíola" e "Vidas secas" me encantaram e até hoje me encantam, sendo fundamentais para a formação do meu senso crítico e do conhecimento acerca da importância do outro no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária . Já no ensino superior acrescentou-se a leitura de livros de cunho científico relacionadas a minha mais nova paixão a Biologia Molecular.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Minhas Experiências com Leitura e Escrita por Thais Alves



Comecei a ler e a escrever bem tarde,quer dizer tarde para o tempo que a sociedade impõem para que a criança aprenda.Acredito que cada um tenha um tempo para aprender e que esse tempo tem que ser respeitado.

Não me lembro a série mas era a pré-escola,todos os meus amiguinho já escreviam seu nome e sobrenome e eu não conseguia escrever,e eu tinha uma excelente professora chamada Ana Célia e um dia após a aula ela me levou para a casa dela,pois éramos vizinhas  e disse Thais você não sai enquanto não escrever tantas vezes seu nome, em um caderno de caligrafia.Bem deu certo,naquele dia passei o dia escrevendo o meu nome e no final sabia escrever.

Agora aprender a ler já foi bem mais complicado.
Não me lembro se comecei a ler na primeira ou na segunda série,mas me lembro que todos os meus amiguinhos já sabiam ler e eu não,minha mãe não tinha muita paciência para ensinar,porém tenho várias tias professoras e uma delas é extremamente paciente e tentou de todas as formas possíveis(cartilhas,caderno de caligrafia,letrinhas de eva,ditado,jogo da memória,peças de madeira e entre outros jogos),eu não conseguia juntar as sílabas e formar as palavras,minha tia passou meses tentando fazer com que eu aprendesse, tudo com muita paciência e dedicação até que um certo dia(não tenho lembranças de como ocorreu) eu aprendi.   

Eu nunca fui muito fã de ler,para que eu leia tem que ser um livro que me interesse muito.Lia muito os livros obrigatórios da escola, sempre estudei em escola particular e todos os trimestres tinham os livros paradidáticos de diversas disciplinas que a leitura era obrigatória, e no ensino médio isso se tornou ainda mais constante por causa da literatura exigida pelos vestibulares,então a escola passava uma extensa lista com diversos livros e tinha uma data estabelecida para a leitura e haviam atividades,simulados,e provas que envolviam o conteúdo dos livros.No cursinho também existia uma literatura obrigatória. Então eu era obrigada a ler diversos livros,até os que eu julgava chatos.


Minhas Experiências com Leitura e Escrita por Thelma Vieira





Pelas minhas lembranças aprendi a ler e escrever na pré-escola (jardim da infância),onde na época minha professora querida que até hoje a chamo carinhosamente de tia Lurdinha, foi quem me alfabetizou, quando entrei na primeira série eu já sabia ler e escrever (com letra de forma),me lembro de ter feito a cartilha e umas das coisas que mais me marcaram foi fazer em um caderno de desenho o alfabeto, sendo em cada folha uma letra e uma figura que representasse a letra em questão, era muito gostoso procurar as figuras em revistas e jornais com a ajuda dos meus pais, me lembro também que a professora dona Nenê cobrava muito a leitura de textos que ela colocava na lousa, tínhamos de ler para toda a sala.

Considero também extremamente importante o apoio dos meus pais que sempre foram (e são) presentes em minha vida, contribuindo para um bom desempenho escolar, verificando os meus deveres escolares e também desde sempre lendo muitas historinhas como os Três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho entre outras onde me fizeram tomar gosto pela leitura.

Falando um pouquinho mais sobre minhas experiências, posso escrever que na minha adolescência li vários livros da coleção vaga-lume, sugeridos pelos professores na escola quando estava no ensino fundamental, além da leitura os professores pediam também trabalhos na maioria das vezes um resumo sobre o livro, já no ensino médio o foco da leitura foi outro, sendo também indicados pelos professores os clássicos da literatura seguidos também de trabalhos e algumas vezes os professores também nos levavam ao teatro para melhor entendermos as obras literárias, particularmente gostava muito dessas oportunidades. 

Hoje também gosto de ler, e tenho lido muito para o meu filho, entendo que a leitura estimula muito o aprendizado e na escola sugiro aos alunos alguns livros que já li e gostei muito, minha sugestão para os 8ºanos foi o livro Depois Daquela Viagem, que relata a historia de uma adolescente que adquiriu AIDS e aprendeu a viver com o preconceito e venceu varias batalhas e o mais importante foca sobre a prevenção.







Perfil das Blogueiras.




Thelma Vieira Andrade de Campos




Sou Professora da rede estadual há onze anos, leciono ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Efetivei-me este ano na escola E.E. Profª Laurinda Vieira Pinto.

Durante a minha infância e adolescência toda, estudei em escola pública e cursei faculdade no Centro Universidade Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, SP.

Moro em Ibiúna, sou casada e tenho um filho de quatro anos.
Estou sempre aprimorando meus conhecimentos, através de cursos oferecidos pela rede. Através desses cursos busco aprimoramento para oferecer uma  melhoria na prática em sala de aula.




Thais Alves do Amaral





Sou Professora da rede estadual há um  anos, leciono ciências no Ensino Fundamental na escola E.E. Orlando Ellero. 

Durante a minha infância e adolescência toda, estudei em escola particular e estou cursando Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal  de Educação,Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus  São Roque.

Sou de São Paulo mas atualmente moro em São Roque, sou solteira  e não tenho filhos. 

Como ainda estou em curso aprendo diariamente diversas técnicas de ensino para aprimoramento das aulas teóricas expositivas e práticas em sala de aula.





Willian Viana 



Sou professor da rede estadual de ensino, na diretoria de ensino de São Roque. Leciono a dois anos, atualmente na Escola Estadual do Jardim São Lucas no município de Vargem Grande Paulista.


Sou da cidade de São Paulo mas, atualmente resido em São Roque. Estou cursando Licenciatura em Ciências Biológicas no IFSP - Campus- São Roque. Tendo a cada dia aprimorar minha prática docente.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais

 inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."

(Charles Darwin)